Conquistar o sonho do próprio lar é algo almejado por todos e que também exige muita responsabilidade dos compradores, principalmente financeira. É um investimento para a vida e que necessita organização e disciplina.
Porém podem surgir alguns percalços ao longo do caminho e temos que estar preparados para eles. Um dos possíveis problemas é o desemprego e, com ele, alguma outra eventual dificuldade para dar sequência no financiamento.
Confira algumas dicas rápidas para que você comece a se organizar desde já.
TENHA UMA RESERVA DE EMERGÊNCIA
Adquirir um imóvel é algo que compromete grande parte dos nossos ganhos. E antes do sonho se realizar, aconselho você a ter uma reserva financeira que o mantenha seguro caso algum problema venha a existir. Mesmo que seja uma quantia mínima, é sempre prudente fazer essa reserva.
USE O SEU FGTS
Em caso de desemprego, você pode usar o saldo do seu FGTS para quitar parte (ou a totalidade) das prestações habitacionais. Assim, você consegue manter as parcelas em dia, sem a necessidade de mexer nem suas reservas econômicas.
ACIONE O FUNDO GARANTIDOR DE HABITAÇÃO POPULAR (FGHab)
Se você adquiriu o imóvel dentro do programa Minha Casa Minha Vida, mediante as cláusulas do seu contrato, você pode recorrer ao FGHab em caso de desemprego ou de redução de até 30% da capacidade de pagamento. O fundo garante o pagamento de no mínimo três parcelas do seu financiamento. Para solicitar o recurso, é preciso ter ao menos seis prestações pagas.
ACIONE O SEGURO
Se você não adquiriu seu imóvel pelo MVMC, porém fez a opção por contratar o seguro com o financiamento, também pode acioná-lo.
SOLICITE A REVISÃO DO FINANCIAMENTO
Caso você não tenha optado pelo seguro ou adquiriu um imóvel que não se encaixa nos padrões do FGHab, você pode solicitar uma revisão no valor das parcelas à instituição financeira.
POSSO ALUGAR O IMÓVEL?
Atenção a esse ponto. Se você financiou o imóvel para fins habitacionais, ele infelizmente não poderá ser alugado até estar 100% quitado. Caso a medida seja descumprida, você pode até perdê-lo.
Esperamos que tenham gostado da dica Verdi Imóveis, a Verdi Imóveis conta com uma equipe de corretores e representantes Caixa Aqui! Entre em contato conosco e faça uma simulação.
- Próximo Artigo Taxas e Custos na Hora de Comprar um Imóvel: entenda