O Minha Casa, Minha Vida nasceu em 2009 por iniciativa do Governo Federal. Trata-se de um programa de habitação popular que permite que pessoas de diferentes rendas tenham a possibilidade de adquirir um imóvel próprio. Nos nove anos de atuação, foram quase quatro milhões de moradias entregues em todo o Brasil, com investimentos de cerca de 300 bilhões de reais em todos esses empreendimentos.
Com tudo isso, dá para afirmar que o programa está dando certo — mas quais são as vantagens reais para quem está atrás de um imóvel? Por que tantos foram beneficiados e de que maneira? Confira na lista a seguir algumas vantagens do Minha Casa, Minha Vida e veja por si mesmo!
- Juros reduzidos
Como a iniciativa se baseia na renda familiar (composta por até três pessoas, parentes ou não), as taxas de juros são variáveis e costumam ser bem menores do que aquelas normalmente praticadas pelo mercado.
- Financiamento facilitado
O imóvel pode ser financiado por até 360 meses e parte do valor das taxas (ou até 100% dele) pode ser subsidiado pelo governo, no caso de rendas que não ultrapassam R$1800 mensais. Além disso, se você for demitido, é possível usar seu FGTS como parte do pagamento. O seguro-desemprego é uma garantia das parcelas até que você consiga se reestabelecer no mercado de trabalho.
- Fim do aluguel
Milhões de pessoas vivem com aluguel e veem a maior parte de seus salários irem embora todo mês. Sair desse ciclo é o sonho da maioria — e o Minha Casa, Minha Vida é a maior chance de conseguir isso.
- Personalização do lar
A locação impede os moradores de personalizarem a casa da forma como eles querem. Com um imóvel próprio, mesmo enquanto o financiamento ainda está acontecendo, você pode reformar, decorar, mudar e fazer o que mais quiser no seu terreno.
- Redução de riscos
Investimentos de grande porte são sempre assustadores, especialmente por não sabermos o que pode nos acontecer no futuro. Com a garantia do seguro-desemprego e o uso do FGTS, os riscos de inadimplência diminuem. Isso para não falar no valor reduzido das parcelas de acordo com sua renda, o que por si só já reduz as chances de que você não consiga pagar.
- Atendimento especializado
O programa oferece um atendimento exclusivo para o cliente, além do que já é prestado pela imobiliária. Dependendo do financiamento escolhido, há locais específicos de atendimento espalhados pelo país. Para melhorar, o “Programa Caixa de Olho na Qualidade” oferece um canal voltado para o cliente que precisa esclarecer dúvidas, registrar problemas e até receber orientações sobre o novo imóvel.
- Segurança
Ter um imóvel próprio é mais do que um investimento no próprio bem estar: é, também, um investimento na própria segurança. Ter um patrimônio garante moradia à sua família no presente e no futuro, além de ser, de muitas formas, mais seguro do que o imóvel alugado, por exemplo. Seu contrato depende de você e da instituição bancária, não de outro proprietário físico.
Gostou da ideia de usar o Minha Casa, Minha Vida? Converse com nossos consultores – aqui na Verdi Imóveis, nós também queremos facilitar o seu sonho da casa própria!
- Próximo Artigo Taxas e Custos na Hora de Comprar um Imóvel: entenda