Marketing Verdi Imóveis

Neste agosto, a minha participação aqui no blog da Verdi só poderia ser sobre este assunto: O corretor de imóveis! No mês em que se comemora essa profissão tão bonita, que eu escolhi para a minha vida, resolvi escrever sobre as principais características de um corretor.

E vou começar apresentando dados de uma pesquisa realizada pela CDL Passo Fundo, agora em 2022, sobre o mercado imobiliário de Passo Fundo.

O estudo, que entrevistou 386 pessoas em Passo Fundo, de 4 a 28 de abril de 2022, apontou que a principal característica de um corretor é a honestidade. O atributo registrou um percentual de 54,4% dentre os entrevistados.

Na sequência, a segunda principal característica foi conhecimento técnico sobre o mercado, com 36,3%. Praticamente com o mesmo percentual, 35,5%, a atenção individualizada. Focarmos nessas três principais respostas é um norte importante para o corretor de imóveis de qualquer cidade.

LEIA AINDA: 15 anos depois…

A pesquisa feita pela CDL, sendo bastante rica, traz outros dados importantes sobre o mercado imobiliário de Passo Fundo. Mas hoje vou me ater ao que se refere ao corretor. A partir da minha experiência como uma corretora de imóveis, tenho total confiança nas respostas apresentadas. Acredito que o estudo reflete exatamente o que um cliente espera.

Eu tenho o privilégio, aqui na Verdi, de contar com corretores qualificados, com formação de nível superior em áreas afins ao mercado imobiliário, o que contribui para que possamos fazer negócios com qualidade.

De acordo com a Federação Nacional dos Corretores de Imóveis (Fenaci), o número de profissionais cresceu nos últimos 4 anos, totalizando aproximadamente 350 mil corretores em todo o Brasil. Como se destacar diante desse cenário? A resposta é simples e está nas características apontadas pelos entrevistados na pesquisa da CDL.

O que muitas vezes torna o trabalho complexo é conseguir colocar essas habilidades tão simples, em prática. Semanalmente nossa equipe participa de treinamentos internos para melhorar sua performance.

Portanto, no mês do corretor, minha homenagem é celebrar a data com conhecimento, com informação, com qualificação. Feliz Dia do Corretor para todos nós!

Lei nº 6.530 e nº 10.406 

A profissão foi regulamentada em 1962, mas somente em 1978, a Lei nº 6.530 passou a validar o ofício, permitindo o Técnico em Transações Imobiliárias exercer a atividade e a atuação dos Conselhos Federais e Regionais.

O Artigo 723 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002 trouxe como obrigação ao Corretor: O corretor é obrigado a executar a mediação com diligência e prudência, e a prestar ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento do negócio. (Redação dada pela Lei nº 12.236, de 2010).
Parágrafo único. Sob pena de responder por perdas e danos, o corretor prestará ao cliente todos os esclarecimentos acerca da segurança ou do risco do negócio, das alterações de valores e de outros fatores que possam influir nos resultados da incumbência. (Incluído pela Lei nº 12.236, de 2010).

Um grande abraço,
Enéia Verdi