Imóvel alugado: não tenha surpresas na hora de receber o boleto

Imóvel alugado: não tenha surpresas na hora de receber o boleto

Uma das grandes vantagens de alugar um imóvel é conseguir saber exatamente o seu custo com o aluguel, isso facilita sua vida na hora de planejar as despesas e evitará sustos quando o boleto chegar.  

Fique sempre atento ao contrato de locação, nele estará estabelecido todos os custos fixos, como IPTU, taxas do lixo, condomínio, entre outros. 

Também é importante verificar os percentuais de multa por motivo de atraso, o que previne contra surpresas desagradáveis. 

Manutenções, reformas e consertos

A Lei do Inquilinato (No 8.245/1991) não é muito precisa na hora de definir as responsabilidades, cabe ficar atento sempre ao que foi acordado em contrato, o acordo entre as partes é a garantia de mais segurança para todos. 

As manutenções de obrigação do inquilino são todas as decorrentes do uso do imóvel, problemas que podem vir a ser causados por algum tipo de vício ou desgaste, manutenções preventivas de encanamentos, aquecedor à gás, dedetização e pinturas para cobrir manchas ou imperfeições. O imóvel deve ser devolvido nas mesmas condições em que foi entregue. 

Os consertos estruturais são de responsabilidade do proprietário do imóvel, o que inclui defeitos na rede elétrica ou hidráulica, esgoto, telhado, imperfeições que já existiam antes do inquilino se mudar e também questões relacionadas ao custo de melhorias em equipamentos de uso comum do condomínio. 

As reformas e benfeitorias que serão feitas a fim de melhorar o conforto da vivência no imóvel devem ser custeadas pelo inquilino e previamente autorizadas pelo proprietário do imóvel.

Receba as melhores ofertas no seu e-mail