Comprar ou alugar? O que é mais vantajoso?

Comprar ou alugar? O que é mais vantajoso?

Comprar um imóvel próprio é o sonho da maioria das pessoas, ainda que o aluguel seja mais fácil e comum. Existem diferentes questões a serem levadas em conta por quem está buscando uma nova casa, como a renda, os objetivos e a poupança.

É provável que você não goste muito da ideia do aluguel, mas ele pode ser mais vantajoso dependendo da sua situação. Se você não tem como pagar por uma entrada, pelo menos, mas deseja ou precisa de um novo lar rapidamente, o aluguel é a melhor saída. A busca desenfreada por um imóvel barato demais pode acabar saindo muito mais caro do que se imagina.

Nesses casos, você pode ir atrás de uma locação mais em conta, sem se preocupar com o longo prazo tanto assim. Alugar é um processo bem mais rápido e simples do que comprar; no geral, você só precisa fiador, depósito ou seguro fiança, um contrato e pronto. Enquanto isso, você pode poupar dinheiro todos os meses para dar entrada em uma casa própria no futuro e financiar o restante.

Por outro lado, se você já tiver os recursos para dar entrada ou até mesmo comprar um bom imóvel à vista, essa é uma escolha mais acertada. Assim, você nem precisa passar pelo “degrau” do aluguel e já estará realizando seu sonho. Em muitos casos, o valor mensal do financiamento é similar ao de um aluguel, com a diferença de que ele tem fim.

Seja como for, tente não tomar decisões precipitadas. A compra de um imóvel é uma grande escolha que vai impactar toda sua vida, mas uma locação também é importante. Afinal, você vai morar nesse local por alguns anos e merece que ele seja confortável e seguro. Não reserve a sua felicidade apenas para o final da sua jornada, mas para a caminhada também.

Receba as melhores ofertas no seu e-mail