A taxa de juros baixou, é hora de comprar meu imóvel?

A taxa de juros baixou, é hora de comprar meu imóvel?

Se você já está pensando em comprar o seu imóvel há algum tempo, mas nunca sentiu que era o momento certo, é provável que a baixa nos juros tenha feito você reconsiderar. Ainda assim, será mesmo que essa mudança significa uma grande oportunidade? Ficar em dúvida é comum, ainda mais em relação a um investimento tão grande.

Caso você não esteja sabendo, vamos recapitular a novidade de alguns meses atrás: a Caixa Econômica Federal baixou os juros para financiamento da casa própria. Agora, as taxas mínimas de crédito imobiliário no SFH (Sistema Financeiro de Habitação) foram de 9% para 8,75% ao ano para imóveis de até R$800 mil (ou R$950 mil se estiverem em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais ou Distrito Federal). Os imóveis de maior valor, que se encaixam no SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário), tiveram uma redução de 10% para 9,5% ao ano.

Para completar, o limite de financiamento de imóveis usados foi aumentado de 70% para 80%. Todas essas alterações são ótimas, considerando que a Caixa é detentora de quase 70% do crédito imobiliário em todo o país. Entretanto, é preciso ficar atento antes de correr para financiar.

Compare as opções de financiamento

A primeira coisa a fazer antes de investir é verificar se a Caixa é mesmo a melhor opção para você. Essa mudança alterou o cenário brasileiro, mas não de forma unânime. Por exemplo: enquanto o Itaú igualou seus juros da Carteira Hipotecária aos do SFH, o Bradesco ainda mantém a taxa de 8,85% para o SFH e 9,30% para o SFI, o que é ainda mais baixo do que a Caixa.

Todos os bancos acompanham as movimentações no crédito imobiliário, então não se comprometa de uma só vez antes de estudar a questão. Boa parte dessa decisão também vai depender do tipo de imóvel que você pretende adquirir — se é novo ou usado, principalmente.

Analise o seu momento

É claro que só você pode dizer se sua situação financeira está estabilizada o suficiente para investir agora, mas aproveitar a baixa de juros é uma boa ideia, no geral. Muita coisa pode mudar no Brasil nos próximos anos e, querendo ou não, isso pode afetar o crédito imobiliário.

Para ter certeza de como as coisas funcionariam, por que você não faz uma simulação? É só acessar nossa área de financiamento aqui no site mesmo. Esperamos ser de alguma ajuda com uma decisão tão importante - e boa sorte nessa próxima etapa da sua vida!

Receba as melhores ofertas no seu e-mail