10 motivos para viver próximo a parques

10 motivos para viver próximo a parques

Morar perto de um parque é um sonho para muitos, mas nem todos reconhecem as vantagens de ter uma área verde próxima. Se você está pensando em se mudar e está em dúvida se vale a pena escolher uma localização desse tipo, confira os benefícios que listamos a seguir!

1. Estimula hábitos saudáveis

Não tem como não sentir vontade de dar uma caminhada de vez em quando com um parque pertinho de casa. Muitas vezes, a ausência de hábitos saudáveis como esse é culpa exclusivamente da falta de tempo. Com a possibilidade bem ao lado, fica mais fácil encaixar esse tipo de coisa na sua rotina.

2. Reduz o risco de doenças crônicas

O Departamento de Saúde Pública dos Estados Unidos realizou uma pesquisa sobre doenças crônicas e expectativa de vida em 2014. Um dos resultados encontrados por eles é que a incidência dessas doenças é menor em moradores de bairros “verdes”. Diabetes, por exemplo, mostrou uma redução de 14%, e hipertensão, 13%. Isso tem a ver com o estímulo ao exercício físico, como citado acima, com a produção de alguns hormônios no corpo, entre outras razões.

3. Diminui o estresse

Não só a saúde física se beneficia do contato com a natureza, mas a mental também — o que pode influenciar diretamente no organismo, é claro. Muitas vezes, a razão para dores, incômodos e doenças tem origem psicológica, e o estresse é um dos maiores problemas da população atualmente. Diversas pesquisas já comprovaram que ter um contato constante com parques ajuda a lidar com esse e outros transtornos. A fadiga mental é reduzida, a concentração é aprimorada e, no geral, você se sente muito mais disposto.

4. Oferece lazer gratuito ou barato

Parques são, em sua maioria, de acesso gratuito ou muito baratos. Alguns possuem variedade gastronômica, equipamentos para exercício físico e atividades culturais. É uma forma de ter lazer bem perto de casa sem precisar gastar nem com gasolina! Você pode aproveitar o espaço para relaxar e tomar um chimarrão, para visitar com a família ou fazer um piquenique com os amigos, por exemplo.

5. É perfeito para os animais

Quem tem cachorros ou até outros bichinhos de estimação sabe que eles precisam de um respiro de vez em quando. Sair com eles nem sempre é fácil no meio da cidade: obstáculos, sujeira e animais de rua podem transformar o passeio em uma dor de cabeça. No parque, você terá o espaço perfeito para deixar seus amigos de quatro patas felizes (e não precisará se preocupar tanto).

6. É melhor para as crianças

Se a sua saúde agradece pela proximidade com áreas verdes, imagina a das crianças? O estímulo à atividade física é um fator muito importante para os pequenos, especialmente em uma época na qual tantos deles vivem grudados em telas de televisão, computadores e celulares. De acordo com um estudo realizado pelo instituto de saúde CREAL, na Espanha, os riscos de obesidade em crianças de 9 a 12 anos caem 19% quando os parques estão mais próximos.

7. Regula a temperatura do bairro

Vivemos no Brasil e sabemos que o calor, quando chega, é imperdoável. As árvores em um parque ajudam a manter a temperatura um pouco mais amena, já que diminuem as ilhas de calor. Isso torna o dia a dia bem mais suportável.

8. Ajuda a estabelecer novas relações

Não são poucas as pessoas que acabam se conhecendo e formando amizades a partir do simples fato de estarem no parque. Muitos grupos dos mais diversos interesses marcam encontros nesses locais, justamente por serem públicos e agradáveis. Você pode fazer o mesmo com amigos que conheceu online, por exemplo, ou pode conhecer novas pessoas enquanto mantém uma rotina por lá.

9. Filtra a poluição

A qualidade do ar é extremamente comprometida em grandes cidades. A poluição que vem dos veículos, das empresas e da própria população é gigante! A preservação dos parques é a única coisa que ainda mantém o ar um pouco melhor através da filtração, mas é claro que seus benefícios funcionam muito mais para quem está perto.

10. Valoriza o imóvel

Todas essas vantagens já foram percebidas por muitas pessoas. Não são poucas as que buscam por essa qualidade de vida — o que valoriza muito os imóveis com parques na região. A localização é, muitas vezes, a principal razão para a procura, então é claro que muitos estarão dispostos a pagar mais.

Se você gostou da ideia de morar com um parque próximo, que tal dar uma olhada nas nossas opções de imóveis com essa característica? Sempre é hora de ter uma vida mais saudável e gostosa de viver!

Receba as melhores ofertas no seu e-mail