Você está preparado para morar sozinho?

Você está preparado para morar sozinho?

Para alguns, morar sozinho é sinônimo de liberdade. Para outros, de despesas. Nós acreditamos que é o primeiro grande passo para a sua jornada pessoal; portanto, é claro que haverá algumas dificuldades, mas elas certamente valem a pena!

Ainda assim, não é uma decisão que pode ser tomada sem planejamento. Antes de fazer algo tão importante por impulso, que tal pensar na sua situação e modo de viver para ter certeza de que você vai começar essa nova etapa com o pé direito?


Podemos ajudar com isso. Responda as perguntas abaixo e se conheça melhor!

  • Você já analisou suas finanças?

Seus gastos não serão os mesmos. Se você não tem o costume de poupar, é uma boa ideia começar a fazer isso antes de procurar um imóvel. Além da importância de ter uma reserva para emergências, você também precisará comprar alguns móveis. Também é essencial que você coloque na ponta do lápis tudo que você ganha e o máximo que poderá gastar com as despesas futuras, desde aluguel até contas, alimentação e lazer.

  • Você sabe quais características são essenciais em um imóvel?

Preço do aluguel e do condomínio, metragem, localização, áreas de lazer...  você define quais características são imprescindíveis no seu futuro lar. No último caso, vale considerar essas áreas também no planejamento financeiro. Afinal, se você morar em um prédio com lavanderia compartilhada, por exemplo, haverá uma economia de água e luz na sua unidade, além de não ser necessário comprar uma máquina própria.

  • Você é organizado?

Quando moramos com outras pessoas, o nosso senso de organização acaba se adaptando para evitar atritos. Talvez você perceba que, sem ninguém para discutir (nem para arrumar a bagunça), você precise encontrar sua própria organização. Tudo bem se isso não acontecer logo de cara, mas lembre-se: se você não ajeitar as coisas, ninguém vai.

  • Você está apressado?

Algumas situações são imprevisíveis, mas se você tem tempo antes da mudança, vá com calma. Escolha o imóvel com cuidado, avalie tudo que precisar e defina uma prioridade para os móveis. Não adianta correr para conseguir a TV se a cama ainda nem chegou.
Morar sozinho pode ser complicado no começo, mas em breve você verá esse novo local se tornar o seu refúgio. Aproveite!