Vale a pena ter uma lareira para o inverno?

Vale a pena ter uma lareira para o inverno?

Lareiras não são encontradas com tanta facilidade no Brasil. A fama de país tropical afastou esse acessório das casas e apartamentos por bastante tempo, mas cada vez mais pessoas estão descobrindo que uma boa lareira pode ser super aconchegante no inverno — especialmente aqui no Sul!

Se você ainda está em dúvida, saiba que não é o único. A ideia que temos de lareiras ainda é um pouco antiquada, graças à cultura norte-americana (Papai Noel chega por onde, afinal?). Atualmente, porém, há muitos tipos diferentes de lareira que combinam com diversas necessidades, designs e situações.

Continue lendo este artigo e você descobrirá se essa nova fonte de calor em casa é uma boa ideia!

Lareira de alvenaria

Tradicionais, são exatamente aquelas dos filmes estadunidenses, ao menos na aparência. Antigamente, elas funcionavam apenas à lenha, mas hoje já é possível construí-las para que recebam um equipamento elétrico ou movido a álcool.

Lareira a gás

Utilizando o mesmo gás dos botijões de cozinha, essas lareiras são as melhores opções quando não há possibilidade de alteração na estrutura do piso e das paredes. Também não emitem fumaça, portanto chaminés não são necessárias.

Lareira de metal

Quer mais aquecimento? Para ser mais específico, três vezes mais aquecimento? As lareiras de aço, inox, cobre e até latão possuem isolamento térmico e são facilmente instaláveis. Elas existem também em designs próprios para cantos, tornando o ambiente extra charmoso.

Lareira elétrica

O fogo em si não é obrigatório para aquecer seu lar. Calor emitido por meio de eletricidade é uma opção comum, especialmente por ser mais segura (e recomendável para quem tem crianças). A instalação é simples e você pode contar até com controle remoto e imagens que simulam o aspecto do fogo.

Lareira salamandra

Uma das lareiras mais compactas é a salamandra. Pequena, boa para cômodos menores como quartos e salas de estudo, disponíveis a lenha ou gás e ainda com um ar vintage que faz muito pela decoração.

E aí, encontrou o modelo ideal para você? No geral, as lareiras podem distribuir calor para a casa toda, se posicionadas corretamente, ajudando muito quando as temperaturas se aproximam dos 10ºC ou menos. De acordo com sua casa ou apartamento (se ele for grande ou pequeno, por exemplo), você pode se dar melhor com a salamandra ou com a tradicional de alvenaria. Seja como for, não dá para negar que é aconchegante!