Taxas de financiamento não aumentam

Taxas de financiamento não aumentam

Presidente da Caixa afirma que não houve aumento nos juros de financiamento imobiliário

O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, declarou que não há previsão de aumento das taxas de financiamento imobiliário para a classe média ou para os usuários do Minha Casa Minha Vida.

Na segunda semana de janeiro, houve alguma confusão quando Guimarães afirmou que a “classe média teria juros de mercado para crédito habitacional”, mas pouco depois o presidente explicou melhor.

O que acontece é que o crédito imobiliário para a classe média já é, naturalmente, mais alto do que o do programa Minha Casa Minha Vida. São destinados a classes com rendas diferentes. “O menor juros que existe no Brasil para crédito imobiliário é o do Minha Casa Minha Vida; você querer comparar [o programa] com crédito imobiliário para classe média não é correto matematicamente”, Guimarães relatou à imprensa. Isso ocorre porque os juros do MCMV são subsidiados.

Isso significa que, em 2019, não haverá aumento nas taxas de financiamento, inclusive para a classe média. É um momento muito propício para investir no sonho da casa própria - tanto pelo congelamento dos juros, quanto pelo crescimento constante do mercado imobiliário.