Quais são os riscos de alugar diretamente com o proprietário?

Quais são os riscos de alugar diretamente com o proprietário?

É muito comum ouvir falar de pessoas que pagam o aluguel de seus imóveis diretamente para o proprietário do mesmo, sem intermédio de nenhuma empresa ou especialista. O motivo por trás disso é economia, tanto para o inquilino quanto para o locador.

O problema é que essa economia pode sair bem mais cara do que parece, além de ser o pivô para muitas dores de cabeça.

Cuidado com o contrato!

Muitas dessas negociações são realizadas sem contrato — e esse é o pior erro que você pode cometer! A falta de um contrato legal tira qualquer obrigatoriedade de ambas as partes, mantém todas as decisões verbais e, simplesmente, não serve para nenhuma exigência.

Contratos são essenciais para atestar as condições do imóvel no recebimento e na entrega, as taxas exatas a ser pagas, o reajuste dos valores, datas de pagamento, entre outros pormenores. Se você não é um profissional de Direito Imobiliário, é bem provável que não conheça todas as nuances que um contrato desse tipo deve ter. O perigo reside justamente nisso, razão pela qual é recomendável que você contrate um advogado para elaborar todas as cláusulas com cuidado. O que, claro, já estabelece um novo custo. Vale dizer que imobiliárias já possuem modelos para criar contratos de locação.

Atenção na vistoria

Mesmo que você tenha como desenvolver um contrato e tudo pareça certo com ele, algumas coisas seguem o lema do “ver para crer”. Na vistoria, você deve ficar atento a todo tipo de detalhe, para garantir que o que vai para o contrato é real. Registre rachaduras, problemas na pintura, qualquer imperfeição no imóvel e deixe claro que ele foi entregue a você assim. Na hora de devolver, essas são as provas que você terá para pagar apenas pelos danos causados durante a sua estadia, se ocorrerem.

A vistoria também pode servir para identificar algo que torne aquele imóvel perigoso. No caso de imobiliárias, toda checagem é feita por especialistas que saberão dizer quando algo está errado, e você não tem com o que se preocupar. Agora, se você fechar um negócio com o proprietário e só perceber o problema depois... não há muito a ser feito. O conserto sairá por sua conta.

Saiba o que você precisa

Certas características em imóveis são extremamente pessoais. Alguns possuem muito lazer no condomínio, outros têm o condomínio mais em conta. Alguns aceitam pets, outros não. Alguns problemas encontrados na vistoria de apartamento, aliás, podem ser cobrados do condomínio, não do proprietário! Seja como for, você é o único que saberá dizer o que é essencial para o seu estilo de vida.

 

No fim das contas, o aluguel direto pode sair não apenas mais caro, como também muito arriscado para ambas as partes. Não vale a pena complicar tanto uma locação que poderia transcorrer sem problemas, se houvesse a intermediação adequada. ;)