Comprar terreno em condomínio fechado vale a pena?

Comprar terreno em condomínio fechado vale a pena?

A compra de um terreno já é uma decisão que visa um planejamento de longo prazo. Mais do que isso, porém, é preciso decidir o local — neste caso, se ele será aberto ou fechado.

Terrenos em condomínios fechados possuem muitos benefícios extras se comparados aos bairros abertos. Ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas se realmente vale a pena, principalmente por serem um pouco mais caros algumas vezes (mas não sempre!). Confira os tópicos a seguir e veja por que comprar terreno em condomínio fechado vale a pena!

· Valorização

A construção que você fizer em um terreno condominial terá chances muito maiores de valorização do que em ruas tradicionais. Isso se dá por conta dos benefícios que abordaremos a seguir, além do fato de haver uma garantia de ambiente residencial. Não há chances de surgir um bar barulhento ou uma indústria ao lado de casa, por exemplo.

· Conforto

Essa certeza de ambiente residencial, por si só, já confere um conforto especial aos moradores. Mais do que isso, muda a sua qualidade de vida. Você ainda está dentro de uma cidade com toda a infraestrutura que precisa, mas vive em um local que pode lembrar o interior, calmo, com pássaros cantando e crianças brincando no jardim.

· Segurança

Atualmente, não são muitas pessoas que podem ter o luxo de deixar os filhos se divertirem fora de casa sem se preocupar. A segurança do condomínio fechado oferece essa e outras vantagens, por conta da portaria e de diversos outros sistemas de segurança que podem ser implantados. A sensação de paz é algo que, verdadeiramente, não tem preço.

· Preço

Sim, o terreno em condomínio fechado pode sair mais caro — mas isso não é uma certeza, como muitos podem pensar. Tudo depende do condomínio e do bairro que estão em comparação. Terrenos em bairros nobres possuem um alto valor por metro quadrado, muitas vezes maior do que o condominial, mesmo sem os benefícios. Além do local em si já influenciar, a falta de terrenos disponíveis também faz uma grande diferença.

· Padronização

As construções dentro de condomínios devem seguir uma padronização. Você terá algumas liberdades para ser criativo, é claro, mas condições como altura dos muros, recuo em relação à calçada e altura em metros/pavimentos são acordadas igualmente para todos. Isso torna o condomínio mais seguro, agradável e sem chances de “gambiarras”, como os famosos “gatos”. Ou seja, sem preocupações com vizinhos reformando e atrapalhando de alguma maneira.

Mesmo que você compre um terreno para investimento e não para moradia, todos esses itens é o que trarão interessados para sua porta. Cada vez mais famílias buscam uma vida nesses moldes, fugindo da violência urbana e priorizando o conforto. Você pode ser o investidor a entregar esse sonho a elas.