Aniversário de Passo Fundo

Aniversário de Passo Fundo

Passo Fundo está comemorando mais um aniversário! São 162 anos desde sua emancipação e ainda mais tempo desde sua fundação, quando ainda era uma freguesia com um pequeno povoado. Hoje, a cidade é a maior da região norte do Rio Grande do Sul, com mais de 200 mil habitantes.

Vamos conhecer um pouco mais sobre Passo Fundo?

História

Em 1827, o cabo Manoel José das Neves recebeu terras do governo provincial para implantar uma fazenda de criação de gado. Lá havia, além da família do militar, algumas poucas moradias, uma igreja e um cemitério. Ao longo das décadas seguintes, o número de pessoas foi crescendo. Depois de passar pela Revolução Farroupilha, a região precisou se reerguer e, finalmente, chegar ao status de vila, momento no qual a emancipação a tornou oficialmente o municípiode Passo Fundo.

A partir de então, a cidade avançou com suas conexões ferroviárias, inclusive com São Paulo, o que acelerou o processo de urbanização. No século XX, muita riqueza vinha da venda de madeira, milho, banha, trigo, erva-mate, gado, feijão e outros produtos. O resultado foi a construção de diversas residências, estabelecimentos comerciais, hospitais, hotéis e indústrias.

Economia

Passo Fundo não para de se desenvolver ano após ano. Ocupamos a 168º posição no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano entre todos os 5.565 municípios brasileiros. A produção e geração de renda se concentram principalmente no comércio e no setor de
serviços. Outros setores muito fortes em Passo Fundo são a saúde e a educação, especialmente universitária. Não é à toa que o orçamento público priorize essas duas áreas.

Passo Fundo também gera muitos empregos; a construção civil é campeã nesse quesito. De acordo com o Cadastro Central de Empresa (Cempre) de 2012, a cidade é a 109ª do Brasil que mais gera empregos e ocupa o 8º lugar no estado.

Cultura e Turismo
Muito orgulhosamente, ostentamos o título de Capital Nacional da Literatura desde 2006, resultado de mais de 20 anos sediando a Jornada Nacional de Literatura bienalmente. O evento inclui seminários, cursos, exposições, espetáculos e premiações. Uma ótima pedida
para quem visita a cidade! Passo Fundo também possui diversos museus, entidades de tradições regionais e até o Festival Internacional do Folclore, que acontece nos anos pares. A integração cultural é o objetivo e atrai grupos de todo o Brasil, além de outros países.
Para montar um roteiro divertido e enriquecedor, não deixe de visitar os principais pontos turísticos de Passo Fundo:

  - Praça Marechal Floriano;
  - Complexo Turístico de Roselândia;
  - Parque da Gare;
  - Praça do Teixeirinha;
  - Sétimo Céu;
  - Marcos do Pulador.

O que achou de descobrir essas informações sobre Passo Fundo? Há muito mais a contar, é claro. Essa foi apenas uma homenagem da Verdi para marcar o aniversário da nossa cidade!

Esperamos que tenham gostado. :)

Receba as melhores ofertas no seu e-mail