5 dicas para comprar o seu primeiro imóvel

5 dicas para comprar o seu primeiro imóvel

A compra de um imóvel é, muito provavelmente, a maior compra que você fará na vida. Pelo menos o primeiro, no caso! Justamente por isso, é comum ter receios e preocupações sobre o que será o próximo lar da sua família.
Relaxe, há solução! Você só precisa ficar atento a alguns pontos para não ter dor de cabeça após a assinatura do contrato. Confira as dicas que separamos para você!

   1. Conheça a localização

O primeiro passo é saber o local onde você gostaria de morar. Quais bairros funcionam para o seu estilo de vida? Onde é mais fácil para começar sua rota cotidiana? Os arredores possuem a infraestrutura que você precisa? Todas essas perguntas devem ser feitas antes mesmo de analisar o próprio imóvel. E se você estiver fazendo a compra para investimento, vale a mesma pesquisa, considerando que são itens analisados por possíveis compradores também.

   2. Pense em longo prazo

Estamos falando de uma compra, não de locação. A ideia é viver na nova casa ou apartamento por bastante tempo e dificilmente mantemos o mesmo padrão de rotina por vários anos. A família pode aumentar, imprevistos podem rolar, você pode precisar de um escritório ou espaço coworking para trabalhar... são muitas possibilidades. Portanto, avalie o imóvel pensando não apenas no agora, mas no futuro.

   3. Analise as opções de financiamento

Os bancos oferecem condições diferenciadas para financiamento. Além deles, algumas empresas específicas para esse tipo de processo oferecem seus próprios recursos. Converse com especialistas, faça simulações, veja se pode usar o seu FGTS na entrada. Ou, para poupar tempo com tudo isso, trabalhe com uma imobiliária de confiança, como a Verdi!

   4. Faça um planejamento financeiro

Lembre-se que comprar um imóvel não envolve apenas gastos com as parcelas do financiamento. A documentação é um custo extra, para não falar em reformas quando for o caso (exceto, é claro, se o imóvel for novo; ainda assim, pode ser necessário investir no acabamento). Planeje tudo com cuidado, incluindo as despesas essenciais, para ter certeza que será possível sem tanto aperto.

   5. Verifique a credibilidade do vendedor

Infelizmente, nem todas as negociações são justas e nem todos os vendedores são idôneos. Uma aquisição dessa magnitude certamente exige uma pequena investigação, ao menos para confirmar que a documentação do imóvel realmente está em dia e que a própria casa ou apartamento está de acordo com o prometido. Aí está outra vantagem de trabalhar com uma imobiliária de confiança: essa credibilidade é checada antes mesmo que o imóvel seja oferecido a você.


Não tenha medo de percorrer esse caminho nem vergonha de ter dúvidas durante a compra de um imóvel. É completamente natural. Além disso, você pode contar com a Verdi para ajudar no processo todo.