Você procurou o imóvel ideal, encontrou, negociou e agora ele foi entregue, certo? Sabemos que esse momento é motivo de muita alegria e que você deve estar super feliz com essa conquista. Mas para aproveitar o seu imóvel da melhor forma, alguns processos devem ser finalizados, um deles e talvez o principal é a ligação da energia no seu novo apartamento, imóvel comercial ou casa.
Para te ajudar nessa, trouxemos 4 passos simples que vão facilitar a sua vida e agilizar essa etapa. Antes de tudo lembre-se de conferir se você possui todos os dados necessários para iniciar o pedido, como: endereço correto, documentos pessoais e número da unidade consumidora.
1 – Escolha o padrão de entrada
Essa etapa é necessária apenas para imóveis que não possuem o famoso “postinho” na frente. Caso a unidade que você vá morar já possua, pule essa parte do texto, ok?
O padrão de entrada é o tipo de ligação que melhor atende às suas necessidades. Eles são divididos em 3 tipos principais.
Monofásico 127 v: atende imóveis de baixo consumo, como chuveiros monofásicos e eletrodomésticos de menor potência.
Bifásico 127v e 220v: atende imóveis de médio consumo como chuveiros bifásicos, motores e até duas unidades de ar-condicionado.
Trifásico 127v e 220v: atende imóveis de alto consumo, motores trifásicos como piscinas e com 3 ou mais unidades de ar-condicionado.
2 – Entre em contato e separe os documentos necessários
Caso o imóvel já possua o padrão de entrada de energia, o primeiro passo é entrar em contato com algum canal da companhia de energia responsável, no caso da CPFL você pode escolher por ser atendido através do 0800, do site ou presencialmente.
LEIA MAIS: Por que você deve alugar seu imóvel com uma imobiliária
Os documentos, informações e dados necessários são:
– Endereço completo de ligação
– Endereço de e-mail
– Número de telefone
– Escolher uma data para o vencimento da conta
– Caso o atendimento seja online: uma selfie segurando um documento de identificação
Após a entrada do pedido no sistema da companhia, eles irão avaliar as documentações e aprovar – ou não – a sua solicitação.
3 – Prepare o local
Com a solicitação aprovada, se inicia o processo de instalação ou ligação da energia. Para isso, você precisará receber a visita de um técnico.
As primeiras recomendações das companhias em geral são para facilitar que o profissional encontre e acima de tudo identifique o seu imóvel. Portanto, coloque a placa de numeração em um local de fácil visibilidade.
O técnico também precisa ter fácil acesso facilitado ao local de instalação. Evite qualquer empecilho que dificulte esse processo como deixar portões trancados, materiais de obras empilhados ou que atrapalhe os serviços necessários.
4 – Prazos e possíveis ajustes
Os prazos para a visita e consequentemente para a ligação da energia acabam variando de acordo com o seu endereço, principalmente, confira os prazos abaixo:
Área urbana: até 5 dias úteis, sendo 3 para vistoria do padrão e 2 para ligação efetiva da energia
Área rural: até 10 dias úteis, sendo 5 para vistoria do padrão e 5 para ligação efetiva da energia
Caso a companhia encontre algum problema na instalação, você será informado no exato momento e os processos para a solicitação dos ajustes serão explicados pelo próprio técnico ou pelo atendimento central da empresa.
Agora que você já conhece melhor os passos para ligar a energia do seu novo imóvel, é só entrar em contato com a companhia responsável, seguir tudo certinho e aproveitar os seus dias no seu novo lar!