Vantagens de quitar imóveis antes do prazo

Vantagens de quitar imóveis antes do prazo

Você economizou, conseguiu guardar uma boa quantia em dinheiro e está pensando em quitar seu financiamento com antecedência? Organizar-se financeiramente para isso é muito importante, mas antes de ligar para o banco e pedir o boleto de quitação você deve ponderar se essa decisão será vantajosa.

Especialistas recomendam a quem pretende quitar o financiamento antes do prazo final avaliar o custo efetivo total da dívida e a taxa de retorno do investimento naquele momento, para entender se o desconto compensará a antecipação.

Para além das análises, é certo que quitar o financiamento com antecedência pode trazer mais tranquilidade para a vida de quem quer sentir-se seguro sabendo que o sonho da casa própria foi realizado.  

Quem quita o financiamento com antecedência também pode aproveitar o desconto no valor dos juros que estão embutidos nas parcelas, um direito garantido pelo artigo 52 no Código de Defesa do Consumidor.

Além disso, o comprador que realizou o financiamento através da Caixa Econômica Federal utilizando recursos do FGTS consegue, após dois anos, usar novamente o dinheiro arrecadado no Fundo para saldar parcelas e depois disso, é possível fazê-lo anualmente. Diminuindo o número de parcelas e antecipando o fim do pagamento.

Financiamento quitado, agora você poderá planejar-se financeiramente para realizar novos sonhos. Aproveite que as parcelas da dívida já foram pagas e, se possível, faça uma reserva financeira com o valor das parcelas, assim terá dinheiro em caixa para casos emergenciais ou para novas aquisições.